Galeria Vivá

Local onde nasceu o Movimento Surfski Bahia

A Galeria Vivá é uma guardaria de caiaques de surfski, pranchas de SUP e canoas havaianas; local onde nasceu o Movimento SurfSki Bahia. É também ponto de encontro; um templo da conexão com o mar para as famílias e pessoas que praticam esportes oceânicos.

Feche os olhos e imagine um lugar que conecta você a ancestralidade. Uma decoração amadeirada com pinturas e artefatos indígenas, redes, cristais, filtros dos sonhos, fontes de água desenhos que rementem ao movimento dos planetas…. Tudo isso em meio a pranchas e caiaques. No segundo andar um espaço sagrado onde os alunos aprendem yoga, treinam as técnicas básicas e meditam.

Essa mistura perfeita de espiritualidade, ancestralidade, esporte e conexão com o mar, fazem da Galeria Vivá um espaço único, no Porto da Barra – Salvador (BA).  A brisa do mar bate suave, a temperatura morna da água e o sol presente durante o ano todo são sinônimos de acolhimento para quem busca a prática dos esportes oceânicos á remo.

Nossa história

Tudo começou em 2015

Criada em 2015 a Vivá, como é mais conhecida, abriu as portas com o foco em treinos de SUP (Stand Up Paddle) e aluguel das pranchas para a prática da modalidade. O proprietário Bruno Machado, nativo do Porto da Barra, foi vice-campeão Baiano no circuito profissional de SUP e logo em seguida começou a praticar canoa havaiana, conquistando o quarto lugar da Volta da Ilha de Santo Amaro, com a Oc6. “Identifiquei então uma nova área de atuação profissional. Enxerguei um potencial do crescimento da canoagem oceânica na Bahia. Standup e canoa havaiana, tendo a guardaria como projeto principal”, explica.

Bruno Machado aplica uma metodologia inovadora no ensino do esporte, o que chama a atenção de um público que busca a prática esportiva aliada a qualidade de vida e a conexão com o corpo e a natureza. “Essa metodologia veio de uma bagagem de vida que conecta estímulos do boxe, da yoga, da meditação e da educação física. A caminhada no yoga me trouxe essa responsabilidade da preparação do corpo para o movimento. Precisamos sempre ser fiéis a essa consciência”, complementa Bruno.

Em 2016 a Galeria Vivá ganhou ainda mais força com a implementação do Surfski. “Meu grande amigo Fernando Fernandes me apresentou o Surfski. Comprei o meu primeiro barco após experimentar vários modelos e decidi me aprofundar na técnica. O surfski me preencheu, assim como o boxe era na minha vida. Senti o chamado. Me dediquei e defini que ia tê-lo como carro-chefe; ia entrar visceralmente”, ressalta.

O Surfski é atualmente o serviço de foco da Galeria Vivá.

Em seis anos já passaram pela escola mais de 500 alunos. “Na Vivá, o aluno aprende a prática, pode fortalecer a técnica alugando os barcos e muitos praticantes avançam para a compra do próprio barco que pode ficar guardado aqui mesmo na Galeria”, completa Bruno Machado.